Publicidade
Ads
Ads

A importância da FOTOBIOMODULAÇÃO para pacientes com Paralisia de Bell

A paralisia de Bell é uma condição que resulta em fraqueza ou paralisação súbita e temporária nos músculos de um lado do rosto, podendo ser bilateral. A causa exata não é conhecida, sendo considerada idiopática, mas acredita-se que esteja relacionada a inflamação do nervo facial. Geralmente, a recuperação ocorre ao longo do tempo, com muitas pessoas se recuperando completamente.

O nervo facial é um nervo craniano que desempenha um papel crucial no controle dos músculos faciais. Ele é responsável por transmitir sinais motores que permitem movimentos como expressões faciais e também desempenha um papel na transmissão de sinais sensoriais relacionados ao paladar em uma parte da língua.

A , também conhecida como terapia com de baixa intensidade, tem sido estudada como uma abordagem para ajudar na recuperação da paralisia de Bell. A luz laser (FBM) aplicada sobre a área afetada tem efeitos benéficos, incluindo a estimulação do metabolismo celular e a redução da inflamação. Sabe-se que quanto mais precoce a intervenção, mais rápida é a resolução do processo.

Algumas considerações sobre o uso da fotobiomodulação para lesões nervosas incluem: a de baixa intensidade pode ter efeitos bioestimulantes, promovendo a regeneração nervosa e reduzindo a inflamação ao nível celular. A fotobiomodulação possui ação analgésica e anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para aliviar alguns sintomas. A luz laser tem ação na mitocôndria das células, aumentando a produção de ATP (trifosfato de adenosina), ou seja, aumentando a energia das células, o que pode facilitar a recuperação.

Além disso, vários estudos científicos também tem comprovado que a fotobiomodulação pode melhorar a circulação sanguínea local e vários eventos ocorrem durante esse processo como: Vasodilatação permitindo um aumento do fluxo sanguíneo na área afetada. Aumento da permeabilidade vascular, facilitando a passagem de células do sistema imunológico para o tecido inflamado. Liberação de Citocinas, prostaglandinas e outros mediadores, para modular a resposta inflamatória.

O aumento da circulação sanguínea é uma parte essencial do processo de cura, pois fornece nutrientes, oxigênio e células do sistema imunológico necessários para reparar o tecido danificado e combater infecções. No entanto, em alguns casos, a inflamação prolongada ou excessiva pode levar a problemas de crônicos.

É importante notar que qualquer abordagem terapêutica, incluindo a fotobiomodulação, deve ser discutida e supervisionada por profissionais de saúde qualificados, para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Principalmente pois essa biomodulação através da luz é dose dependente, ou seja, podemos estimular ou inibir os processos, dependendo dos parâmetros utilizados!

Quer saber mais?

Vem comigo! Na LUZ!!!!

Referências:

Atolini Junior N, Jorge Junior JJ, Gignon VF, Kitice AT, Prado LSA, Santos VGW. Facial nerve palsy: incidence of different ethiologies in a tertiary ambulatory. Arq Int Otorrinolaringol. 2009;13(2):167-71

Lins RDAU, Dantas EM, Lucena KCR, Catão MHCV, Granville Garcia AF, Carvalho Neto LG. Biostimulant effects of low-power laser on the repair process. An Bras Dermatol. 2010;85(6):849-55.

Pugliese LS, Medrado AR, Reis SR, Andrade ZA. Influence of low level laser therapy on wound healing and its biological action upon myofibroblasts. Lasers Surg Med. 2003;32(3):239-44. doi: 10.1002/lsm.10126. PMID: 12605432.

Silva MFF, Cunha MC, Lazarini PR, Fouquet ML. Psychic contents and social effects associated with peripheral facial paralysis: a speech therapy approach. Arch. Int. Otorrinolaringol. 2011;15(4):450-60.

Valenca MM, Valenca LP, Lima MC. Idiopathic facial paralysis (Bell's palsy): a study of 180 patients. Arq Neuropsiquiatr. 2001;59:733 -9

Vanderlei, T., Bandeira, R. N., Canuto, M. S. B., & Alves, G. A. dos S. (2020). Low-power laser therapy and peripheral facial paralysis: integrative literature review. Laser therapy and Bell's palsy. Communication Disorders, 31(4), 557-564. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p557-564

Kenya Couto

Cirurgiã dentista Especialista em Harmonização Orofacial; Especialista em Ortodontia e Ortopedia funcional dos maxilares ; Especialista em Biofotônica na área da Saúde; Professora de terapias fotônicas na área da estética; CROMG29543 @kenyacouto

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags