Publicidade
Ads
Ads

Janeiro Branco e a saúde mental como campanha de conscientização

A campanha de Janeiro Branco começou lá em 2013, em Uberlândia, com um grupo de psicólogas e psicólogos, na intenção de promover a mental nos aspectos de saúde, comportamento espiritual e e, incluindo também, as nossas relações interpessoais. A escolha do mês aconteceu com a ideia de que, com a virada de ano, um momento em que pensamos mais nas nossas vidas, fazemos metas, nada melhor que nessas metas, no primeiro mês do ano, incluir a como uma área de cuidado.

Segundo a OMS, saúde mental é um estado de onde a pessoa nota suas habilidades próprias, consegue lidar com os estresses diários, consegue trabalhar produtivamente e contribuir com a comunidade. Desse modo, a saúde mental é relacionada a maneiro como reagimos as exigências da vida, talvez exigências impostas por outros e, saber dos nossos limites, de nossas emoções…

É importante ter como significado o que é saúde mental para você, além do significado apresentado pela OMS, além do que se diz os profissionais, redes sociais e afins. Ter um significado seu, sobre como você pode e deve cuidar da sua saúde é necessário, para que possamos criar com nossas experiencias ferramentas que auxiliem esse cuidado.

Que nesse ano que se inicia você possa criar o hábito de fazer coisas que te fazem bem, pelo bem da sua saúde mental e física – sempre lembrando que a saúde mental também influencia a saúde física –. Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, buscar ajuda mostra o quanto somos fortes nos reconhecendo em meio a uma tempestade ou, nos reconhecendo antes da tempestade chegar.

Não precisamos buscar ajuda somente quando algo está “errado”, descompassado, podemos buscar um psicoterapeuta na busca do autoconhecimento, para melhorar nossas relações interpessoais e pessoais, mas que tenha sempre em mente, que você está fazendo isso por você.

Se você notou que tem alguma coisa que não está andando como você espera, é importante buscar o olhar de um profissional e, em casos de saúde mental, é importante procurar um psicólogo. Sem essa de vergonha, viu? Se cuidar mentalmente é um ato de cuidado tanto quanto ir em médico.

Ah, eu sei que você pode pensar que a terapia é um pouco inacessível devido ao valor, e eis que te trago uma boa notícia: existem inúmeros psicólogos e grupos que oferecem psicoterapia com valor social e até mesmo de graça, você pode buscar por sites que oferecem psicoterapia no valor mais acessível, pode buscar universidades que oferecem de graça, posto de saúde e ONGs. A psicoterapia pode ser feita tanto online quanto presencial e, é importante que o profissional esteja com o registro ativo no site do conselho.

E claro, a saúde mental não é um olhar exclusivo de um profissional, o profissional te ajuda nesse caminho, é preciso que você esteja disposto. Saúde mental também é o que fazemos diariamente, também é as pessoas que conversamos e convivemos, o que comemos, o que assistimos, lemos, divulgamos…

Que possamos nos olhar com mais calma nesse ano que se inicia e dar atenção a coisas que não consideramos tão importante como deveria. Que 2024 seja um ano de autoconhecimento e que você se permita cuidar ainda mais da sua saúde mental.

Fontes:

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huol-ufrn/saude/coronavirus-covid-19/procedimentos/CartilhaJaneiroBranco.pdf

www.portal.fanese.edu.br/noticias/como-surgiu-e-o-que-e-o-janeiro-branco

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags