Publicidade
Ads
Ads

Cuidados da Pele com Acne – Rita Sampaio

A acne é a oitava doença de pele mais prevalente em todo o mundo e também a mais frequente nos consultórios dermatológicos. Ela pode ter diversas origens e identificar a causa é um dos principais pilares para um tratamento bem sucedido. Os principais objetivos do tratamento da acne consistem em eliminar as lesões de pele evitando a formação de cicatrizes futuras e melhorar a do paciente.

O surgimento da acne precisa de alguns estímulos, que podem desencadear desde lesões simples (conhecidas usualmente como cravos), como também lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos, nódulos e cicatrizes), as quais afetam a aparência e a auto-estima do paciente podendo ter repercussões psicossociais importantes.

Eu sou a professora Rita Sampaio e aqui nesta matéria estarei falando um pouco sobre os cuidados da pele com acne.

São muitos os estímulos que levam ao surgimento ou agravamento da acne, entre eles, possuir uma de alto índice glicêmico, consumir leite e derivados, o ato de “cutucar” as lesões leva à uma escoriação na pele, o uso de máscaras, a utilização de suplementos como Whey Protein e vitaminas do complexo B, o uso excessivo de esfoliantes, sabonetes e cosméticos comedogênicos que podem obstruir os poros e o uso de medicamentos estão entre os principais agentes promotores de lesões.

Outros aspectos que também influenciam nesse processo estão relacionados aos hábitos do indivíduo, como a falta de higiene adequada, dormir com a pele suja ou lavar excessivamente e não buscar ajuda médica precocemente. Este último é o responsável por prognósticos desfavoráveis, pela evolução do quadro e altos custos com tratamento, uma vez que, as lesões inflamatórias e cicatrizes levam mais tempo e recursos para serem eliminadas.

Alguns medicamentos de uso frequente podem levar ao surgimento de um tipo acne conhecida como medicamentosa. Isso acontece porque vários fármacos têm a capacidade de estimular a oleosidade da pele que constitui a base para a formação da acne. Entre esses fármacos destacam-se os anticoncepcionais contendo derivados do hormônio progesterona, os corticosteróides de uso tópico e oral, alguns de uso comum em pacientes alérgicos ou com doenças autoimunes, os hormônios tireoidianos, indicados ao tratamento das disfunções da glândula tireóide, os hormônios derivados da testosterona, conhecidos como anabolizantes, os ansiolíticos da família dos benzodiazepínicos, os antidepressivos, bem como alguns medicamentos aplicados no tratamento de tumores.

No âmbito dos tratamentos, eles devem ser direcionados para a eliminação das lesões e da formação de cicatrizes. No caso da acne medicamentosa, o profissional deve identificar se o paciente faz uso de algum medicamento ou suplemento que possa estar influenciando no surgimento da acne ou, até mesmo, se existe algum outro fator predominante que esteja desencadeando as lesões. Após essa etapa, faz-se necessário a suspensão do uso sob orientação médica. Esses medicamentos em sua maioria não podem ser descontinuados e o médico precisará avaliar os riscos para que não haja comprometimento no tratamento atual do paciente. Após a suspensão do agente causador, as lesões permanecerão por um período na pele e nesse momento, é importante o profissional fazer uso dos melhores recursos disponíveis para desinflamar a pele e recuperar a aparência do indivíduo. Os cosméticos de uso tópico, como sabonetes, adstringentes, protetores solares e medicamentos para controlar a oleosidade e inflamação, são muito importantes nessa fase e ressalta-se a importância de ser prescrito por profissionais capacitados e habilitados. Alguns procedimentos como a limpeza de pele para extração de cravos devem ser realizados por profissionais capacitados em clínicas especializadas.

Com o advento das novas tecnologias que cercam a atual, é possível melhorar a inflamação e recuperar a aparência da pele utilizando produtos de uso tópico associados à procedimentos. O primeiro passo consiste na limpeza adequada da pele que remova o excesso de oleosidade sem ressecar a pele. A frequência de lavagem também é importante para não alterar demais o manto hidrolipídico da pele, responsável pela hidratação .

Dependendo do tipo e grau de inflamação das lesões, o profissional pode prescrever produtos com ativos antinflamatórios, secativos e que melhoram a oleosidade da pele. A escolha dos tipos de produtos e medicamentos mais adequados a serem utilizados fica a encargo do profissional habilitado.

Nesse sentido, é importante uma avaliação individualizada do paciente com algumas mudanças de hábitos que garantam um tratamento bem sucedido.

Dra. Rita Sampaio

Formação:

Farmacêutica
 
Mestre em Ciências Farmacêuticas
 
Professora em Cursos de Pós Graduação em:
Cosmetologia
Clinica
Farmácia Magistral
 
É palestrante e consultora e atua há mais de 20 anos no segmento magistral
 
Telefone: (91) 99825-8027
 
Belém – PA
 
Instagram: @ritasampaioprof
 
Facebook: Rita Sampaio
 
E-mail: rscursospalestrasconsultoria@gmail.com

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags