Publicidade
Ads
Ads

Qual a relação entre Saúde e Beleza?

Seria impossível falar da sem falar sobre , esta relação desempenha um forte papel no físico, e social de todas as pessoas. Desde 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que saúde é como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, indo além da ausência de doença ou enfermidade. Essa definição ampla de saúde estabelece a base para entendermos como a saúde e beleza estão correlacionadas.

A saúde abrange todos os aspectos do bem-estar, incluindo a saúde física, mental e social. Já a beleza, que também podemos chamar de concentra-se principalmente na beleza e na aparência física da pessoa. Embora possam parecer conceitos distintos, a saúde e a estética frequentemente se complementam. Em certas situações, procedimentos estéticos podem ser necessários para reparar algum dano ou lesão causadopor problemas de saúde, melhorando assim a e a da pessoa.

A saúde estética, por sua vez, visa promover a saúde por meio da beleza. É um meio de melhorar as condições de bem-estar físico, mental e social. Isso inclui a de doenças, o incentivo a hábitos de vida saudáveis e o aumento da autoestima. Afinal, a autoestima está intrinsicamente ligada à saúde emocional e mental.

É importante enfatizar que procurar um profissional capacitado é essencial quando se considera procedimentos estéticos. A orientação de um profissional de saúde ou estética qualificado garante que os tratamentos sejam realizados de maneira segura e eficaz, contribuindo para o equilíbrio entre saúde e beleza.

E para manter a saúde, é essencial o cuidado, a prevenção e a promoção da saúde, que envolvem consultas regulares, exames de rotina e adesão a tratamentos prescritos por profissionais de saúde. Ao mesmo tempo, a beleza desempenha um papel na manutenção da autoestima e na promoção do bem-estar físico e emocional.

A estética e a cosmética, são parte integrante da busca pela beleza, elascontribuem para o bem-estar dos indivíduos por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares. A ciência da estética, também conhecida como a ciência do belo, se dedica a estudar o que é considerado belo na natureza e nas manifestações artísticas. Dessa forma, a estética é vista como uma parte fundamental da saúde, não se limitando apenas à vaidade.

Um dos pontos mais importantes é reconhecer que a beleza é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. O que é considerado belo por uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. Aquela velha frase: – que gosto e opinião não se discute.

A influência das mídias sociais e TV na definição de padrões de beleza podem levar à insatisfação e à distorção da imagem corporal da pessoa, afetando sua e emocional. Sendo considerado muito perigoso, neste caso algumas pessoas necessitam buscar ajuda com um profissional Psicólogo ou Psiquiatra, às vezes tendo a necessidade de fazer terapia.

A busca incessante pela “perfeição” corporal pode causar danos à saúde e ao bem-estar das pessoas. É fundamental entender que não existe um “corpo perfeito”. E que cada indivíduo é único e especial, e que a beleza está na diversidade. Todos devem ser incentivados desde crianças a se sentirem bem consigo mesmos e a abraçar a sua singularidade.

A mensagem de que “o corpo ideal é aquele que tem uma pessoa feliz dentro” destaca que a autoestima é de suma importância, que ela se desenvolve diariamente por meio do autoconhecimento. Então, podemos afirmar que a autoestima e o autoconhecimento andam de mãos dadas, e não é possível ter uma sem a outro.

Sendo vital focar na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida, o que inclui uma adequada de qualidade e rica em nutrientes e a prática regular de . Os cuidados com a pele são essenciais, considerando que é o maior órgão do corpo humano e requer atenção especial, incluindo a ingestão adequada de água, o uso de protetor solar com o fator UV adequado ao seu tipo de pele, hidratação com o uso cremes hidratantes, sendo às vezes necessário optar por tratamentos de alta tecnologia. Neste caso, o ideal é fazer uma avaliação com um profissional da área da e estética.

Além disso, é importante ressaltar que a saúde é um estado de equilíbrio entre o organismo e seu ambiente, mantendo as características estruturais e funcionais do corpo dentro dos limites normais. Já a beleza é uma qualidade que desperta admiração e prazer pelos sentidos, incluindo a visão e a sensação tátil.

A busca pela harmonia entre saúde e beleza é fundamental. Isso implica cuidar da saúde física, mental e social, ao mesmo tempo em que se aprecia e se respeita a diversidade e singularidade de cada pessoa. A beleza deve ser vivida de forma autêntica e democrática, sem vergonha de se expressar e se aceitar.

Então, é fundamental lembrar que o culto à beleza não deve comprometer a sua saúde ou o seu bem-estar. Porque a saúde é o nosso bem mais valioso, e cada pessoa é bela à sua maneira. Sendo importante preservar e valorizar asua saúde e a sua autoestima, mantendo o equilíbrio entre saúde e beleza. Cada pessoa merece se sentir bem consigo mesma, independentemente dos padrões de beleza impostos pela sociedade.

 

Elaine Simon

Graduada em Fisioterapia, Pós-graduada em Biofotônica (LASERs e LED), Fisioterapia Geriátrica e Dermatofuncional. Possuo Certificações Internacionais UE e EUA em Dermopigmentação Paramédica e Despigmentação de Micropigmentação e Tatuagens. Marketing e Saúde. Você também pode me encontrar no Instagram: @draelainesimon

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags