Publicidade
Ads
Ads

Novembro Azul e a Saúde do Homem

Mais um mês de novembro e mais um período de , e desta vez: do homem. Talvez passe despercebido, mas já parou para refletir sobre essa conscientização? O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, com a intenção de chamar a atenção para o diagnóstico precoce e a de doenças que afetam a população masculina.

Neste ano, o INCA (Instituto Nacional de ) e o Ministério da Saúde promovem uma campanha para direcionar a atenção ao cuidado da saúde masculina e à prevenção do câncer, principalmente o de próstata, sendo a segunda doença que mais mata homens no mundo.

Esse tipo de câncer é o segundo mais prevalente entre o público masculino no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não . Também é a segunda causa de morte por câncer nessa população, destacando a importância de uma campanha efetiva.

Para se proteger, o INCA recomenda a manutenção do peso corporal adequado, que pode diminuir o risco do avançado. Além disso, ressalta a importância dos , como a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e adotar uma . É fundamental integrar essas práticas à rotina de forma a não causar transtornos, fazendo o possível para ter hábitos saudáveis.

Para além da importância da prevenção e do cuidado com a saúde física, também é crucial a conscientização sobre a dos homens. É fato que vemos, convivemos, ouvimos falar de homens que não dão atenção à sua saúde, talvez por falta de costume, tempo ou interesse.

A saúde mental é igualmente importante para o funcionamento do nosso corpo. Se estamos ansiosos, por exemplo, em alguns casos acabamos descontando em excessos, e esses excessos refletem na nossa saúde física.

O tema da saúde mental ainda é encarado como tabu na realidade masculina do nosso país, possivelmente devido a estigmas históricos associados à “loucura” ou fraqueza. É necessário mudar o olhar para essa área da nossa saúde e daqueles que nos preocupamos, reconhecendo sua importância, inclusive considerando a possibilidade de buscar apoio terapêutico em algumas situações.

Além de ir ao médico, à academia, sair com os amigos, passar um dia com a família e fazer o que nos dá prazer, também é essencial olhar para o que sentimos e percebemos. Que este mês de novembro nos traga, além da conscientização de doenças físicas, a conscientização do que somos e sentimos – e isso vale para a .

Fonte:https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags