Publicidade
Ads
Ads

Março lilás e amarelo: o mês da mulher

Nesse mês de Março a é voltada para a e, o Março Lilás é sobre a conscientização de combate e do de colo de útero e o amarelo nos remete a endometriose.

A endometriose é uma doença comum, não é maligna e não tem cura, mas tem controle. Acontece quando o endométrio – que é o tecido que forra a parede interna do útero – cresce em outras partes do organismo, principalmente no abdômen.

Um dos sintomas principais da doença é a cólica forte, mas também pode acontecer sangramentos excessivos e a presença de coágulos, principalmente em pacientes que tem adenomiose (endometriose que invadiu a musculatura uterina entre o miométrio e o endométrio).

A endometriose é tratada a partir de uma consulta com uma história clínica detalhada e cercada de exames, e o tratamento depende da extensão da doença e de como essa doença se manifesta no paciente.

Já o câncer de colo de útero é causado por uma infecção constante de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é bem frequente e não leva a doença na maioria das vezes, mas, em alguns casos, acontecem algumas alterações celulares que podem acabar evoluindo para o câncer.

A campanha de prevenção desse tipo de câncer, com o março lilás, é sobre a maioria dos casos poderem ser evitados e, sua principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV – que está disponível no SUS para meninas e meninos de 9 aos 14 anos, pessoas transplantadas, pacientes oncológicos em uso de radioterapia e quimio, pessoas que vivem com HIV/Aids e vítimas de violência sexual–. A vacina pode prevenir 70% dos canceres de colo de útero e 90% de verrugas genitais. Também existe outra forma de prevenção da doença, diminuindo o risco de contágio pelo HPV, por vias sexuais, é o uso de preservativo durante as relações.

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo que mais ocorre em mulheres, segundo o Inca e, se você é e está lendo isso e não tem o costume de fazer o exame preventivo, que também é conhecido como Papanicolau e deve ser feito de maneira periódica após o inicio da vida sexual, marque uma consulta no seu médico de confiança e se cuide. Esse exame é capaz de identificar as alterações pré-cancerigenas precoces, que se tratadas são curáveis em quase todos os casos, evitando assim a evolução para um câncer.

Que tal você, mulher, tirar esse mês para se cuidar e se olhar com cuidado? Procure um médico da sua confiança e se cuide.

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags