Publicidade
Ads
Ads

Fevereiro Laranja e Roxo: a conscientização no mês do carnaval

Esse mês de fevereiro, além das festas e comemorações de carnaval, traz com ele duas campanhas de à doenças que são importantes estarmos atentos para os cuidados e .

A cor roxa nesse mês traz a conscientização para a doença de Lúpus, fibromialgia e o Alzheimer, e o que essas doenças têm em comum? Elas não têm cura e, por isso é tão necessário o conhecimento para ter um diagnóstico precoce e correto, podendo trazer ao paciente um acesso mais rápido a um tratamento que seja eficaz e que aumente sua de maneira significativa.

O Lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ela ocorre quando o nosso sistema imunológico ataca os nossos órgãos e tecidos saudáveis do corpo, além de inflamatória. É uma doença crônica, porém com o tratamento certo pode diminuir as do paciente e reduzir os sintomas.

A fibromialgia é aquela muscular generalizada e, o seu tratamento está voltado para o alivio dos sintomas que pode oferecer uma qualidade de vida melhor para quem sente e, um de seus principais tratamentos é o exercício aeróbico.

A outra doença que o fevereiro roxo nos traz para darmos atenção é o Alzheimer, talvez essa a mais conhecida dentre essas. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa declínio das funções cognitivas, o que isso quer dizer? É aquela doença que afeta uma parte do cérebro, a parte relacionada as nossas funções de memória, de fala, a parte que “cuida” de todo o processo que é realizar alguma tarefa.

Essa doença ocorre bem devagar e, com o passar do tempo, vai alterando o comportamento do paciente e na sua capacidade de realizar as tarefas diárias que antes eram tão simples. Apesar da doença ser mais comum em idosos, em alguns casos raros, essa doença também pode atingir pessoas mais jovens.

E você sabia que a terapia também ajuda no tratamento de doenças crônicas? Buscar um profissional que possa acolher e compreender as dores causadas por uma doença crônica, além do físico, é importante para o alívio dos sintomas e a vivência com essa doença que, muita das vezes, não é tratada como deve ser, sendo olhada apenas como uma doença que vai sempre trazer sofrimento, como se não houvesse uma necessidade de cuidado só por não ter cura.

Não tem cura, mas tem alívio, tem tratamento e tem acolhimento a isso tudo.

O fevereiro laranja traz um olhar para a doença da leucemia, uma atenção especial sobre a prevenção, o combate e o diagnóstico desse tipo de que atinge de modo mais frequente crianças e adolescentes. Segundo o INCA, entre 2023 e 2025, o nosso país possa ter mais de 11 mil casos de leucemia por ano.

A leucemia é um tipo de câncer no sangue que afeta os glóbulos brancos, sua principal característica é o acúmulo das células doentes na medula óssea, lugar onde as células sanguíneas são feitas.

O tratamento varia com o tipo e a agressividade do câncer, mas costuma incluir a quimioterapia e, em alguns casos, a radioterapia. Porém, o principal tratamento é o transplante de medula óssea que precisa ter uma compatibilidade entre o paciente e o doador.

Por isso, além da conscientização e prevenção, esse mês também traz a importância da doação de medula óssea. Encontrar um doador de medula não é tão fácil quanto possa imaginar, segundo o Ministério da , a chance é de 1 em 100 mil.

Diante disso, é importante nos tornarmos doador de medula e de sangue. Quanto mais pessoas doando, mais os pacientes podem se curar.

Que além de toda folia e animação que o mês de Fevereiro nos traz, que também traga a conscientização para doenças tão importantes e presentes no nosso dia-a-dia e, que possa despertar em você que chegou até aqui, o desejo de se tornar doador de sangue, medula e órgãos.

Fonte: https://painel.programasaudeativa.com.br/materias/doencascronicas/fevereiro-roxo-laranja

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags