Publicidade
Ads
Ads

Uma Médica de Família que Vive a Diversidade Diariamente – Ana Laura

MULHERES QUE INSPIRAM OUTRAS MULHERES

Sou Ana Laura Batista da Silva, preta de pele clara, paulistana da gema, origem humilde, religiosa, minha família de origem é constituída pelo meu amado pai, minha mãe maravilhosa e dois irmãos incríveis. É óbvio que ainda tenho sonhos e muitas conquistas pela frente, mas posso dizer que aos 36 anos de idade me sinto realizada profissional e pessoalmente.

Minha família sempre estimulou os estudos, meus pais se esforçaram muito para conseguir nos colocar em boas escolas, quando não conseguiam pagar eu e meu irmão mais velho estudávamos em escolas públicas, mas passamos vários anos em escolas particulares.

O ensino médio foi um divisor de águas, tive que fazer cursinho e prestar o “Vestibulinho” para entrar na escola técnica, onde pude cursar o técnico em e Dietética e descobri que a área da me encantava. Audaciosamente, decidi ir contra a história permeada de crueldade e injustiça, imposta ao povo negro, que definiu grande parte da trajetória dos meus antecessores e fui a primeira da família Batista da Silva a prestar . Tive muito apoio do meu núcleo familiar e uma grande oportunidade de acesso à graduação através da Bolsa PROUNI, entrei em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Campinas com bolsa de estudos integral!

Eu sou muito urbana e amo SP, mas foi maravilhoso ser universitária no interior de SP, conhecer pessoas de diferentes culturas. Eu curti muito a faculdade, mesmo tendo um abismo socioeconômico em relação a 90% da turma e mesmo tendo apenas eu e mais duas amigas pretas, numa turma de 90 alunos.

Como a renda familiar era bem restrita, trabalhei na cantina, vendi Avon, participei de Iniciação Científica e outros trabalhos extracurriculares para ter renda extra. Ralei muito e aprendi muito também. Como gosto de estar sempre em movimento e, hoje sei o quanto isso é fundamental para uma boa saúde, fiz parte do atletismo, do coral e das festas (risos).

Minha vida espiritual nunca ficou de fora, toda semana participando das atividades que me aproximam de Deus e, olhando para trás, tenho clareza que isso me ajudou a superar todos os desafios enfrentados. Durante a graduação me apaixonei pelo SUS e pela Família. Decidi prestar Residência em Medicina de Família e Comunidade e tive a grande alegria de entrar na Universidade de São Paulo e retornar para minha terra natal.

Durante a residência confirmei que tinha feito a escolha certa e me desenvolvi para cuidar com excelência dos meus pacientes. Nessa época conheci o homem com quem decidi passar o resto da vida e neste mês completamos 9 anos de casados.

Após anos de trabalho no SUS decidi experimentar a saúde suplementar e há 5 anos atuo em um dos maiores hospitais da América Latina, Hospital Sírio-Libanês (HSL), cuidando da saúde dos colaboradores e de seus familiares.

Trabalhar no HSL é muito desafiador, pois precisamos atuar com excelência o tempo todo. Gosto de ter acesso a recursos para fazer o melhor pelos pacientes, ter uma equipe de alta capacidade técnica para dividir o paciente, ter oportunidade de desenvolvimento profissional, ter segurança e ser bem tratada. Ser uma médica negra em um hospital majoritariamente é outro desafio relevante e ao mesmo tempo uma bela forma de contestar o racismo estrutural que aflige nosso país.

Durante a pandemia pude cuidar dos pacientes de forma integral, me senti abençoada por ter acesso aos equipamentos de proteção individual. E com a alta necessidade de atendimento médico no país todo, comecei a
atender através da telemedicina, vindo daí meu consultório médico particular .

Hoje tenho me dedicado mais a divulgar meu trabalho nas redes sociais com objetivo de Motivar um Saudável (MEVS). Eu descobri que gosto mais de falar de saúde do que de doença, que gosto de promover e relacionamentos saudáveis.

Vendo a limitação da medicina tradicional busquei mais conhecimento através da especialização em Medicinal. E este ano decidi retornar para a sala de aula, através da Pós-Graduação em Medicina do Estilo de Vida no Hospital Albert Einstein e já estou aplicando conhecimentos no meu consultório.

Como médica de família tenho o prazer de dar atenção ao paciente, entender suas angústias, medos e , acompanhar o processo saúde-doença e propor tratamentos que façam sentido para a pessoa, dentro do que a ciência traz como evidência. Seguir com a pessoa ao longo de sua vida, tratar de outros membros de sua família, coordenar o cuidado dela no sistema de saúde, participar da de doenças e do diagnóstico precoce, trabalhar em equipe multiprofissional e atuar em diferentes ciclos de vida da pessoa são características singulares da minha área de atuação. Ser médica de família é viver a diversidade diariamente, é respeitar e valorizar o ser humano.

Dra. Ana Laura Batista da Silva

Formação:

Médica

Medicina do Estilo de Vida – MEVS

Hospital Albert Einstein

USP

Hospital Sírio Libanês

Médica de Família

Especialista em Cannabis Medicinal

CRM – SP 151001

Consulta Presencial e online

Consulta presencial MEVS
Rua: Dona Adma Jafet, 91,  4º Andar Bloco E, Bela Vista, São Paulo – SP.

Telefone: 11 91069-4633

Instagram: @draanalauramevs

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags