Publicidade
Ads
Ads

Uma Jornada de Determinação e Superação – Edvania Toledo

MULHERES QUE INSPIRAM OUTRAS MULHERES

Em 18 de janeiro de 1965, nascia a primeira filha de um casal pernambucano, pessoas muito carentes e de origem bem humilde. Após o nascimento do primeiro filho, vieram mais cinco. A cada criança que nascia, a situação ficava mais difícil. A filha mais velha cresceu tomando conta dos irmãos para ajudar sua mãe. Dos 4 aos 11 anos, morou com uma de suas irmãs na casa da avó materna para minimizar as despesas da família, que só cresciam. Aos 12, retornou para a casa dos pais e começou a trabalhar para ajudar com as contas. Com 16 anos, mesmo menor de idade, entrou na área da como recepcionista de uma pequena clínica.

Aos 18 anos, foi pedida em casamento e aceitou imediatamente para escapar da e da miséria constantes. Do casamento, teve um filho, hoje com 35 anos. Após cinco anos, com um espírito empreendedor, desejava sempre mais, mas seus projetos eram bloqueados pelo seu companheiro, que era dotado do machismo peculiar da cultura nordestina na época. Enquanto casada, não havia fome, e pôde, durante esse período, ajudar sua família, mas, como sempre queria mais, aquilo não bastava. Com a ousadia que já nascera com ela, em 1990, pediu a separação. Não imaginava o quanto seria difícil voltar às suas origens, mas coragem e fé não lhe faltavam. Não sabia de onde tirava a força, mas conseguia. Imediatamente retomou seus estudos, que não haviam sido concluídos e com o conhecimento que havia obtido nas clínicas que trabalhou, foi cursar Administração. Seu sonho era ser administradora hospitalar.

Em 1998, estava na metade do curso e, devido a algumas intercorrências, resolveu que não poderia ter apenas um filho. Atrevida como sempre foi, resolveu ter um filho como produção independente. Não sabia ela a mudança radical que essa decisão teria em sua vida. Em 1999, teve seu segundo filho, e para a menina que nasceu sem nada, já se considerava realizada. Tinha dois filhos, uma carreira em vista, uma casa e já não passava mais fome.

Em 2005, após uma consulta pediátrica, sua vida mudou radicalmente. Seu filho mais novo, Carlos Gabriel, foi diagnosticado com um tumor na cabeça e, segundo a ciência, após três meses de tentativas e esgotamento de seus recursos financeiros, não havia mais possibilidade de tratamento, e seu filho estava com data certa para morrer. Não aceitando a possibilidade de não haver tratamento, buscou os contatos de oncologistas e hospitais de Recife e recebeu uma indicação de que talvez, no Instituto Nacional de – INCA, houvesse uma chance para o pequeno Gabriel. Com os recursos esgotados, contou com a ajuda de amigos, família e da comunidade médica de Recife para comprar as passagens para seguir rumo ao desconhecido.

Em 22 de julho de 2005 chegou ao Rio de Janeiro, vinda de Recife, com apenas uma mochila nas costas e um único foco: o tratamento do seu filho de 4 anos que lutava contra um câncer. De 2005 até 2007 lutou junto com Gabriel, enquanto estavam hospedados na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro, uma casa de apoio a crianças com câncer.

Edvania e Gabriel em 2004, recém chegados ao Rio de Janeiro - RJ.

Em 2008, após a pior fase de sua vida, começava uma nova etapa, na qual decidiu permanecer no Rio de Janeiro, próximo aos hospitais, para continuar o tratamento de seu filho. Iniciou seu trabalho como cabeleireira e podóloga, formada no SENAC e no IBRAP, com bolsas para os cursos oferecidos pela casa de apoio.

Edvania e Gabriel na Casa Ronald McDonald.
Gabriel na Casa Ronald McDonald.

A partir de 2015 usou sua experiência anterior em administração hospitalar e seu espírito empreendedor para analisar uma necessidade do mercado e fundar a Auxilium Saúde, uma cooperativa de cuidadores e técnicos de , com o objetivo de oferecer excelência na plenitude do cuidar de pessoas de qualquer idade, e de diversas patologias, assim como atendimento 24 horas aos seus familiares. Um objetivo secundário deste projeto foi a criação de empregos e a profissionalização de pessoas para que possam sustentar suas famílias.

O não parou por aí. Recentemente, com a intenção de gerar ainda mais empregos, contou com seu conhecimento de vendas para também entrar no segmento do comércio varejista e abrir uma nova frente de trabalho. Em todos os trabalhos que desenvolveu, Edvânia buscou promover a diversidade e inclusão, montando equipes com pessoas de diferentes gêneros, orientações sexuais, faixas etárias e etnias, sempre focando na geração de emprego, no treinamento e em oferecer aos cooperados a capacidade de se sustentar e crescer no mercado de trabalho.

O objetivo principal é alcançar não apenas o cuidado específico, mas também uma atenção abrangente em todas as áreas. Atualmente, Edvânia estuda terapias integrativas complementares, buscando sempre aprimorar seu conhecimento. Até o momento, tudo que ela fez foi por intuição e guiada pelo seu espírito empreendedor, mas à medida que os projetos crescem e sua visão amadurece, Edvânia reconhece a necessidade de orientação de especialistas em negócios.

Gabriel Toledo está curado, hoje com 24 anos, é apaixonado por cinema, quadrinhos e videogame, e futuro jornalista.

Atualmente, Edvânia continua seus estudos e trabalho para aprimorar seus conhecimentos, utilizando as novas ferramentas adquiridas. Cuidar do próximo está intrínseco a ela. Através de técnicas terapêuticas e escuta ativa, Edvânia acredita poder fazer o bem sem distinção.

Edvânia oferece palestras, consultorias e mentorias, disponibilizando toda a expertise acumulada ao longo de seus 40 anos de experiência na área da saúde.

Edvania Tolêdo

Cuidadora

Especialista em cuidados nas áreas de geriatria, psiquiatria e dependência química, sendo em uma unidade hospitalar ou residencial.

Consultoria e Treinamento em Saúde

Mentoria

Palestrante

Empreendedora

CEO Auxilium Saúde

Mais de 15 anos orientando equipes de cuidadores

Voluntária da Associação de apoio a criança com câncer – Casa Ronald McDonald no Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: 21 98146-2331

Instagram: @edvaniatoledo

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags