Publicidade
Ads
Ads

Cuidados Paliativos e a Psicologia

Eu tenho certeza que você já ouviu sobre esse assunto, mas você já leu sobre?

Para a OMS, é um modelo de assistência que é direcionado para um alívio dos sintomas da doença terminal, auxiliando não só o paciente, mas os familiares e, até mesmo os profissionais da equipe. O objetivo dessa assistência é oferecer ao paciente condições que complementem suas necessidades até o final da vida, além do suporte à família.

E a psicologia nisso tudo?

A psicologia vai trazer uma visão desse momento que vai além do biológico, mas trazendo um olhar direcionado para a mente, trabalhando a finitude da vida, oferecendo assistência aos envolvidos nesse processo, indo de paciente, equipe médica e familiares/acompanhantes.

A psicóloga nesse ambiente, além da escuta acolhedora e intervenção técnica, também trabalha a questão da morte como algo , conhecendo as fantasias trazidas com o tema que acompanham tanto o paciente quanto quem o acompanha. A psicologia traz com a competência do profissional a atenção ao que é dito e não dito, para que se possa alcançar a angústia e os sentimentos que aparecem nesse momento. Com a escuta acolhedora, a psicóloga consegue identificar as demandas verdadeiras do paciente.  

A psicóloga em uma equipe de Cuidados Paliativos precisa ter atenção para não invadir o espaço nesse processo do tratamento, mas de facilitar a integração do paciente, da equipe e da família, mantendo o olhar para o paciente e na melhora da sua .

E é sempre bom lembrarmos que: cuidados paliativos têm a ver com vida, e não com morte. Escolher morrer com dignidade e com qualidade de vida, porque sim, é possível ter qualidade de vida em um momento de finitude. Cuidados Paliativos não prolonga o sofrimento, ele existe para que se possa amenizar o sofrimento nesse processo.

Fonte: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/article/view/430/417

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags