Publicidade
Ads
Ads

Cuidados com a Pele no Verão – Andrielle Lima

O verão é uma das estações mais aguardada do ano, a temporada é marcada por altas temperaturas e fortes ondas de calor, é nesta época que nossa pele fica mais exposta aos danos causados pelo sol o que torna essencial os cuidados para mantê-la sempre linda e saudável.

A pele é o maior órgão externo do corpo humano podendo chegar a 7.500 cm² de extensão em um indivíduo adulto, composta por diferentes tipos de células e subdivida em importantes camadas, a pele tem a principal função de proteger os tecidos interno do ambiente externo, uma barreira protetora que impede a entrada de patógenos.

No entanto para exercer sua função de proteção, a pele precisa estar hidratada, saudável e protegida, de acordo com a Sociedade Brasileira de (SBD) 33% dos diagnósticos de registrado no Brasil são de pele e boa parte das doenças que se manifestam neste órgão tem relação direta com a falta cuidados essenciais.

Muito prazer! Sou Andrielle, há 10 anos, graduada em , pós graduada em Clínica e Dermatologia, e pós graduanda em docência. A convite da Lume e trago algumas dicas para você cuidar da sua pele neste verão.

  1. Protetor Solar

Com as alta incidência dos raios ultravioletas, principalmente UVA e UVB nesta época do ano, é fundamental a aplicação diária do protetor solar.  Os raios solares UVB são responsáveis pelo bronzeamento e queimaduras na pele, já os raios solares UVB penetram em camadas mais profundas podendo causar discromias (manchas na pele) e o prematuro.

A escolha do produto é importante, deve começar selecionando um filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) no mínimo 30 para proteger a pele dos raios UVB, quanto menor o fototipo, ou seja, quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção, outra característica importante do filtro solar é o PPD (Persistent Pigment Darkening) que está relacionado aos raios UVA e seu valor mínimo é de 1/3 do valor de FPS.

Quanto a aplicação do produto recomenda-se aplicar uma quantidade suficiente em cada região do corpo, em média a medida é uma colher de chá para parte anterior do tronco, uma colher de chá para parte posterior do tronco, uma colher de chá para aplicação em cada braços e em um dos membros inferiores e na face.

  1. Hidratação

A hidratação da pele é fundamental para mantê-la integra, bonita e saudável, ao contrário que muitos acreditam, a hidratação tópica com produtos de qualidade é importante, porém não a principal. De acordo com estudos publicados 96% da hidratação da pele é interna e apenas 4% provém dos cosméticos.

A hidratação interna ocorre através da ingestão de líquidos, principalmente a água, em geral recomenda-se em torno de 2 litros de água por dia, sendo que esta quantidade pode aumentar no verão. No entanto para calcular a quantidade de água necessária para seu corpo basta fazer uma simples conta: multiplicar 35 ml x o seu peso atual, o resultado final é a quantidade necessária que seu organismo precisa para manter-se hidratado. Quanto aos produtos hidratantes de uso tópico no verão sugere-se cosméticos com vitamina E.

A vitamina E é um ativo com ação antioxidante, anti-inflamatório e rejuvenescedor, protege a pele combatendo os radicais livres, previne e trata rugas e linhas de expressão, mantendo a hidratação da pele nos níveis corretos.

O tipo de alimento ingerido tem relação direta com a saúde e qualidade da pele, fazer refeições com baixo teor calórico, evitar alimentos ricos em açucares são algumas das recomendações dos dermatologistas para de doenças e também do envelhecimento. Segue a lista de alguns alimentos indicados para pele:

  • Cenoura;
  • Mamão;
  • Brócolis;
  • Uva
  • Frutas vermelhas;
  • Semente de girassol;
  • Semente de abóbora;
  • Kiwi;
  • Abacate;
  • Melancia.

O autocuidado é sinônimo de saúde, crie esse hábito na sua rotina e sinta os benefícios na pele.

Andrielle Lima

Formação:

Esteticista com mais de 10 anos de experiência

Farmacêutica

Professora

Atua como Palestrante e possui mais de 20 especializações na

Pós-graduada em Cosmetologia Clínica e Dermatologia

Pós-graduanda em Docência

Telefone: 12 99227-9138

Instagram: @andriellelimaestetica

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags