Publicidade
Ads
Ads

A saúde mental e física através da prática de Yoga – Natália Amanda

A prática de Yoga no ocidente cresce cada vez mais. É nítida a necessidade vigente da busca por que estabeleçam equilíbrio físico e mental. No mundo atual, a sociedade também vem sofrendo cada vez mais em decorrência das exigências do sistema vigente, o qual impõe nas pessoas metas cada vez mais elevadas para a conquista do sucesso. Porém, em consequência disso, temos uma grande parte da sociedade composta por pessoas adoecidas fisicamente e mentalmente.

Yoga é uma prática milenar que não se perdeu ao longo do tempo; pelo contrário, hoje muitas pessoas em todo o mundo são adeptas, tanto das práticas físicas e corporais quanto da sua filosofia e forma de vida. Podemos pensar no Yoga como uma árvore gigantesca que se originou no Oriente e tem raízes múltiplas, muito sólidas e bem estabelecidas, mas também possui diversos galhos, folhas e frutos, alguns que ainda hão de nascer. Neste texto específico, quero mencionar três aspectos sobre a mental e física que essa prática antiga e resistente, ao mesmo tempo flexível e inovadora, pode nos proporcionar.

Crédito das fotos: Ester Carolina

Durante uma prática de Yoga, a respiração, ou Pranayama, como é chamada pelos adeptos, é um dos principais focos. Existem inúmeros estudos que comprovam o quanto é restaurador trazer consciência e presença para o ato de respirar, além de cessar as flutuações da mente e do corpo. Esse ato da respiração consciente durante o Yoga reverbera na mente e no corpo mesmo após a prática, contribuindo para a diminuição do estresse e também para a diminuição da impulsividade das reações, as quais muitas vezes ocorrem inconscientemente, provocando ainda mais desconforto e tensões. Lembrando que as tensões do decorrer do dia e as situações estressantes reverberam diretamente no corpo e podem aparecer como sintomas, alergias, doenças físicas, doenças mentais e a famosa baixa de imunidade, entre outras.

As posturas, chamadas de Asanas, são os movimentos, aquelas primeiras imagens que vêm à nossa mente quando falamos a palavra Yoga. Acredito que só de imaginarmos ou vermos alguém praticando essas posturas, certamente já associamos aos seus benefícios. Vou mencionar alguns deles, como a melhora postural, o aumento ou conquista da flexibilidade, a melhora da mobilidade física para as atividades do decorrer do dia, o ganho de consciência corporal, o equilíbrio físico e mental, e a melhora de articulares, entre outros. O corpo deixa de ser um incômodo na realização das atividades e passa a ser um instrumento que proporciona experiências prazerosas.

O terceiro e último aspecto que vou mencionar, e não menos importante, é o fato de que o Yoga também é autoconhecimento. Existem diversas escrituras sobre Yoga; grande parte delas nos leva para uma interiorização do nosso ser, seja através dos ensinamentos teóricos ou práticos, como mantras e meditação, ou através de estudos e leituras específicas. Isso nos faz reconhecer aspectos internos, psicológicos, emocionais e mentais que não havíamos reconhecido antes, proporcionando um estado de consciência mais elevado que nos faz refletir para além das situações imediatas, e sim de uma forma mais consciente e ampla, tanto sobre nossa existência quanto da existência como um todo. Esse autoconhecimento que o Yoga proporciona promove um virtuoso e um contentamento com a vida.

“Cuide da raiz da árvore, e a flor perfumada e as frutas deliciosas crescerão por si mesmas. Cuide da saúde do corpo, e a fragrância da mente e a riqueza do Espírito seguirá.” – B. K. S. Iyengar.

Natália Amanda S M de Faria

Tenho 36 anos, sou casada e mãe de 2 filhos. 
 
Formada em Recursos Humanos e Clínica pelo Instituto IBPC. 

Formada em Instrutor(a) de Yoga pelo Espaço Viver e Espaço Casa do Jardim. 

Cursando Mestrado livre pelo Instituto IBPC.

Diversos estudos complementares. 

Psicanalista clínica, desde 2018. Consultório: Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 305, sala 701, jardim Aquárius, São José dos Campos – SP.

Instrutora de Yoga, desde 2022. Local: Arboville, Estr. Mun. Abade Biagino Chieff, 2655, Jacareí – SP.
 
Telefone: 12 99730-2215
 
Instagram: @nataliaamandapsi

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags