Publicidade
Ads
Ads

A psicoterapia no tratamento de dores crônicas

Você sabia que no tratamento de crônicas a psicoterapia também é uma aliada?

Isso porque precisamos compreender a como subjetiva. Como eu sinto dor não é igual a como você sente, assim como nossos padrões e limites de dores são diferentes também.

Vivemos uma cultura que influencia várias coisas do nosso dia a dia, entre elas a dor, influencia na maneira de tolerar ou não uma dor e, percebemos isso quando para alguns existe uma dor insuportável e para outros a dor é totalmente tolerável.

Cada núcleo social, cultura ou família, tem uma maneira de passar pelo sofrimento, uma maneira única e própria. E, diante dessa comunicação única da dor, a gente pode entender os padrões culturais da desvalorização ou valorização e da maneira que exteriorizamos a resposta ao sofrimento e a dor. Expor esse sentimento é um jeito de mostrar a dor, até então sentida só por nós, aos outros.

Sendo assim, a psicoterapia no tratamento de dores crônicas – dores que acompanham por toda a vida e que não há cura –, auxilia o paciente em como agir com aquela dor, com o que ela vem causando tanto no ambiente profissional, no convívio social, no dia a dia dentro de casa, nas atividades que estão sendo deixadas de lado…

Conviver com uma pode gerar abandono de situações, rotinas e tarefas sociais que fazem sentir mais dor acaba resultando em uma vida passiva e uma condição física abaixo do desejado. Além do convívio social que acaba sendo bastante afetado, a pessoa não quer sair porque sente dor, não quer fazer uma atividade prazerosa porque teme a dor que vai aumentar depois.

A psicoterapia nesse momento também é necessária para trazer o olhar no entrelaçamento das emoções e relações interpessoais que foram e vão sendo afetadas. As emoções que vão aparecendo, como depressão, hostilidade, estresse que vão interrompendo os relacionamentos e o convívio e, gerando no paciente mais sofrimento e, até mesmo, mais dor.

Se você conhece alguém ou é a pessoa que tem dor crônica e não sabia desse benefício da psicoterapia para esse tipo de sofrimento, que essa matéria possa trazer um motivo para você buscar esse autocuidado e não passar por esse momento achando que a dor precisa ser enfrentada sozinha/o.  

Fonte: A cultura permeando sentimentos e as reações frente à dor: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/9CdKKxFRH6CwwdQCSJhdKRx/#

Psicoterapia de grupo para dor crônica: um protocolo: https://rbtcc.com.br/RBTCC/article/view/691/412

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags