Publicidade
Ads
Ads

A psicoterapia existencial

Oi, prazer! Eu sou a Mayara, psicóloga e colunista do Portal Lume e sobre e paliativismo. Sou psicóloga clínica há pouco tempo e me especializo em e Terapia da . Meus atendimentos são feitos pela abordagem fenomenológica-existencial, nunca ouviu falar? Tudo bem, eu te explico o que esse nomão é.

A psicoterapia na fenomenologia entende que cada pessoa tem uma existência única, que está sempre em movimento e mudança. Nessa abordagem, além da atenção ao paciente também é dada atenção a suas experiências, como suas vivências e percepções pessoais e a maneira de construir a sua experiência de si mesma/o e de mundo. A psicoterapia existencial tem a intenção de entender o paciente que se mostra diante de seus modos de entender o mundo e a si mesma/o, buscando sentidos e caminhos para a sua existência baseado em seus afetos e suas experiências.

“Somos todos lançados nesse processo que é a existência, pois recebemos a vida à revelia de qualquer decisão própria. Podemos decidir sobre possibilidades de rumos diferentes que queiramos seguir, mas há uma coisa que vale para todos nós: enquanto existimos, estamos destinados ao próprio desenvolvimento, habitando o sentido ao qual nos dedicamos na efetivação da nossa liberdade, radicada na verdade que liberta e que nós procuramos. Às vezes, perdemos esse sentido e então temos, na terapia, pela via da poiesis, uma forma de reencontrá-lo.” (Pompeia, 2004)

Pompeia, ao falar da terapia via poiesis, se refere à um levar à luz, como desocultar algo, trazendo uma linguagem poética para a terapia. Essa linguagem busca o paciente em seu espaço de liberdade.

E aí, vamos trazer luz a questões de nossa vivência?

Para me encontrar, você pode me seguir no instagram: @psi.macamargo ou, se preferir, pode me chamar no whatsapp também (12)99789-7383

Mayara Cristini Camargo

Psicóloga Clínica, Pós graduanda em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor, CRP: 06/184814, @psi.macamargo, Contato (12) 99789-7383

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags