Publicidade
Ads
Ads

Você conhece o Microagulhamento e seus benefícios?

O microagulhamento é um procedimento estético que utiliza pequenas agulhas para criar microperfurações na pele, estimulando a produção de e elastina para melhorar a textura e aparência, reduzindo rugas, cicatrizes e promovendo a regeneração da pele. Esta técnica, também conhecida como terapia de indução de colágeno, pode ser aplicada na face e em outras regiões do corpo. Utilizamos um dispositivo com pequenas agulhas para perfurar a pele em níveis específicos, podendo essas agulhas ter tamanhos variados e serem acopladas a um rolo ou a um dispositivo elétrico. Temos dois tipos de equipamentos que podemos utilizar nessa técnica:

  • Dermapen, que é um dispositivo de microagulhamento automatizado (elétrico) parecido com uma caneta com pequenas agulhas;
  • Dermarroller, é um dispositivo de microagulhamento (manual) composto por um rolo equipado com pequenas agulhas.

Os dois equipamentos são muito utilizados nesse procedimento. Ambas as técnicas são bem recebidas por profissionais, seja o dispositivo manual ou a caneta disposto elétrico e automatizado, que cria microcanais na pele, facilitando a absorção de princípios ativos.

O microagulhamento beneficia a pele, promovendo a regeneração de novas células de colágeno, elastina e fibroblastos. As microperfurações facilitam a entrada de ingredientes ativos. A escolha do tamanho da agulha, de acordo com o protocolo e anamnese individual, é crucial para determinar o melhor equipamento e tamanhos de agulhas a serem utilizados. Os tamanhos variam de 0,5 mm (camada superficial da derme) a 2 mm (camada profunda da derme), proporcionando resultados rápidos e profundos.

Na estimulação de novas células de colágeno, elastina e fibroblastos, o microagulhamento recupera a pele tratada. Quando utilizado no tratamento de recuperação da pele senil, ou seja, na pele envelhecida, ele devolve firmeza e promove uma pele mais uniforme e saudável.

Recomenda-se de 3 a 5 sessões de tratamento, espaçadas a cada 15 ou 20 dias, para obter resultados satisfatórios. Após o procedimento, é comum a pele apresentar hiperemia local (vermelhidão) e pode ocorrer inflamação temporária. É importante ressaltar que, como em qualquer procedimento estético, existem algumas contraindicações. Casos de cicatrizes com queloides, doenças vasculares, distúrbios hemorrágicos, diabetes, de pele, alergia ao metal, infecções cutâneas, entre outros, não são recomendados para o procedimento de microagulhamento. Embora o microagulhamento tenha poucas contraindicações, os pacientes que utilizam anticoagulantes ou que apresentam herpes zóster ou psoríase ativa na área não devem ser submetidos ao tratamento.

A pele reage ao microagulhamento com hiperemia imediata, leve ou tardia. É importante ressaltar que o microagulhamento possui indicações pontuais e satisfatórias, como cicatrizes de acne, estrias brancas e vermelhas, tratamento do , tratamento capilar, hidratação profunda, cicatrizes hipertróficas, rejuvenescimento, entre outros protocolos. Com segurança e eficácia nos tratamentos com a junção das técnicas do microagulhamento com ativos específicos para cada protocolo.

No microagulhamento, realizado com qualquer dos equipamentos acima citados, demonstra ser uma técnica muito eficaz e segura, estimulando a produção de colágeno e melhorando a aparência da pele. Os resultados obtidos mostram vantagens, como uma recuperação rápida e baixo risco de efeitos colaterais. Os efeitos do microagulhamento sempre me deixaram bastante animada como profissional da área da e professora, com algumas técnicas e ativos que fui estudando e desenvolvendo ao longo do período de quase 10 anos de experiências. Eles só me trouxeram uma paixão enorme pela técnica do Microagulhamento e todos os resultados que minhas pacientes tiveram e adotaram para suas vidas. A cada 3 meses, geralmente voltam para fazer a manutenção quando necessário. Vários estudos científicos mostram que o Microagulhamento traz benefícios como a estimulação de colágeno, redução das rugas e linhas de expressão, cicatrizes de acne e melhoria da textura da pele.

O microagulhamento oferece diversos benefícios estéticos e dermatológicos, em resumo, ao criar microperfurações na pele, estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando a textura, reduzindo rugas, linhas de expressão, cicatrizes de acne e estrias. Também contribui para o rejuvenescimento geral da pele, tratamento de melasma, hiperpigmentação e cicatrizes hipertróficas. Além disso, pode ser aplicado no couro cabeludo para estimular o crescimento capilar. A técnica é versátil, proporcionando resultados eficazes com baixo risco de efeitos colaterais quando realizada por profissionais qualificados.

Aqui no texto aproveito para fazer um breve resumo de minhas especializações, trabalho e experiência profissional: sou graduada em , pós graduada em Farmacêutica , Especialidade  em Dermatofuncional, Especialização em Facial e Corporal, Especialização em P.R.P Capilar, Facial e Corporal, Especialização em Kroton ( fenol), Desenvolvedora da técnica de Micropuntura e ativos. Especialização em Farmácia Clínica e Laboratorial e Professora de cursos profissionais e capacitações na área da Estética.

Deixo aqui para vocês algumas referências bibliográficas:

1.GUINOT, C.; MALVY, DJ.; AMBROISINE, L. Contribuição relativa de fatores intrínsecos vs extrínsecos para o da pele, conforme determinado por um escore de idade da pele. Arco Dermatol. 2020;

2.MOETAZ EL-DOMYATI, M. D. et al. Microneedling therapy for atrophic acne scars.

Luciana Alves

Farmacêutica Títulos e Especializações: farmacêutica Esteta @dra.lu.alves.oficial Conselho: CRF 110611

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags