Bioestímulo de Colágeno – Tudo o que você precisa saber!
Olá, meu nome é Mariana Bernal, e atuo na área de medicina estética e dermatologia. Sou membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atuo como Especializanda na Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos no interior do estado de São Paulo, além do consultório particular. Sou dedicada em aumentar a beleza e autoestima dos meus pacientes e desta forma melhorar sua qualidade de vida, para que possam viver em plenitude com seu exterior e interior. Meu objetivo hoje é discutir à respeito dos bioestímulos de colágeno.
O bioestímulo de colágeno pode ser realizado de diversas formas, seja através de injetáveis, ou realizado através de tecnologias (como ultrassom microfocado, laser, radiofrequência e luz intensa pulsada) e até através de microagulhamento e peelings. Com o passar da idade, a gravidade começa a fazer ação nos tecidos de sustentação da face, principalmente em terço médio e inferior, dando aquele aspecto de face derretida e envelhecida, com até mesmo perda do contorno facial. Em alguns casos, até mesmo pacientes jovens já possuem a indicação por terem de forma constitucional essa perda.
À partir dos 20 anos de idade, começamos a perder cerca de 1% do nosso colágeno ao ano, então mesmo sem a ação gravitacional agindo ainda sobre os tecidos, hoje se fala muito em banco de colágeno, ou seja, criar um estoque, para que em nossos tempos atuais em que as pessoas estão se cuidando cada vez mais, possamos manter um percentual de colágeno lutando contra essa perda gradual e atuando de forma preventiva para chegarmos cada vez mais bem mesmo em idades mais avançadas.
Os peelings podem ser feitos com diversas substâncias, no entanto, cada paciente possui uma indicação de acordo com a avaliação facial realizada em consulta. Podemos observar que os peelings de maior profundidade, ou seja, que agem em camadas mais profundas da pele, possuem um efeito maior de produção dessa proteína tão importante que é o colágeno.
O microagulhamento consiste na aplicação de várias microagulhas na pele que criam pequenos machucados que farão com que a derme regenere essas regiões com aumento da produção da substância. Para potencializar seu efeito, no pós imediato podem fazer um drug delivery aplicando substâncias na pele que irão ter maior efeito em sua absorção e penetração devido aos micro pontos criados na pele.
O preenchimento facial realizado com ácido hialurônico além de nos permitir volumizar em pontos estratégicos de sustentação da face, também estimula a produção de colágeno. No entanto, devemos avaliar se o paciente já não possui um rosto muito volumizado para não agravar a ptose (queda dos tecidos da face). Quanto aos bioestimuladores injetáveis introduzimos substâncias em camadas mais profundas da pele que irão atuar promovendo a produção da proteína. O efeito pode durar cerca de 1 – 2 anos em média e seu maior resultado é observado cerca de 3 meses após o procedimento. O lado positivo de bioestimuladores injetáveis é que promovem resultados naturais, com efeito de melhora do aspecto da pele sem exageros ou grandes volumizações. Já as tecnologias são diversas, onde conseguimos configurar os parâmetros dos equipamentos para direcionar para a função de bioestímulo e proporcionar resultados significativos.
Obviamente não podemos esquecer que o fotoenvelhecimento também agrava a degradação colagênica, desta forma é importante sempre utilizar protetor solar e uma rotina de skincare adequada realizada por profissional habilitado. Para finalizar, gostaria de lembrar que a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. E sabemos que a autoestima equilibra o nosso mental e social, não sendo apenas uma questão de superficialidade. Desta forma, não esqueça nunca que o seu maior investimento deve ser você! Minha filosofia de vida é te fazer mais feliz e saudável!
Dra. Mariana Bernal
Formação:
Médica Clínica Geral
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Especializanda em Dermatologia na Santa Casa de São José dos Campos – SP.
Atendimento na cidade de São José dos Campos – SP.
Telefones: (12) 99755-5599 / (12) 99662-0607
Instagram: @dra.marianabernal
E-mail: marianabernalsantos@hotmail.com