Você sabe o que significa o cordão de quebra-cabeça e de girassol e, por quê está sendo mais visto por aí?
Primeiramente, precisamos compreender que esses cordões significam as condições ou deficiências cognitivas, deficiências ocultas, e auxiliam na identificação e conscientização de pessoas portadoras dessas condições.
As deficiências ocultas são aquelas que não são notadas logo que olhamos, como por exemplo, as deficiências cognitivas, surdez e autismo. Mesmo que não tenha sinais óbvios e físicos, afetam o cotidiano de forma significativa e, é justamente para justificar e representar essas dificuldades que esses cordões se tornaram tão importantes e internacionais.
O cordão de quebra-cabeça tem como significado a complexidade e conscientização do autismo, sendo usado por eles como identificação.
Já o cordão de girassol representa as pessoas com deficiências ocultas, como surdez, por exemplo, deficiências que não são identificadas de imediato e, em 2023, a Lei 14.624/23 traz o reconhecimento do cordão como opção para pessoas com autismo, surdez e deficiência cognitiva.
Os cordões auxiliam na garantia de acesso ao suporte necessário, como em casos de emergência ou em atendimentos prioritários. O uso é opcional e o exercício do direito da pessoa com deficiência não depende do uso desse objeto, da mesma maneira que, ele não substitui a apresentação de um documento que comprove a deficiência quando for necessário.