MULHERES QUE INSPIRAM OUTRAS MULHERES
Sou Ana Laura Batista da Silva, mulher preta de pele clara, paulistana da gema, origem humilde, religiosa, minha família de origem é constituída pelo meu amado pai, minha mãe maravilhosa e dois irmãos incríveis. É óbvio que ainda tenho sonhos e muitas conquistas pela frente, mas posso dizer que aos 36 anos de idade me sinto realizada profissional e pessoalmente.
Minha família sempre estimulou os estudos, meus pais se esforçaram muito para conseguir nos colocar em boas escolas, quando não conseguiam pagar eu e meu irmão mais velho estudávamos em escolas públicas, mas passamos vários anos em escolas particulares.
O ensino médio foi um divisor de águas, tive que fazer cursinho e prestar o “Vestibulinho” para entrar na escola técnica, onde pude cursar o técnico em Nutrição e Dietética e descobri que a área da saúde me encantava. Audaciosamente, decidi ir contra a história permeada de crueldade e injustiça, imposta ao povo negro, que definiu grande parte da trajetória dos meus antecessores e fui a primeira da família Batista da Silva a prestar Medicina. Tive muito apoio do meu núcleo familiar e uma grande oportunidade de acesso à graduação através da Bolsa PROUNI, entrei em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Campinas com bolsa de estudos integral!
Eu sou muito urbana e amo SP, mas foi maravilhoso ser universitária no interior de SP, conhecer pessoas de diferentes culturas. Eu curti muito a faculdade, mesmo tendo um abismo socioeconômico em relação a 90% da turma e mesmo tendo apenas eu e mais duas amigas pretas, numa turma de 90 alunos.
Como a renda familiar era bem restrita, trabalhei na cantina, vendi Avon, participei de Iniciação Científica e outros trabalhos extracurriculares para ter renda extra. Ralei muito e aprendi muito também. Como gosto de estar sempre em movimento e, hoje sei o quanto isso é fundamental para uma boa saúde, fiz parte do atletismo, do coral e das festas (risos).
Minha vida espiritual nunca ficou de fora, toda semana participando das atividades que me aproximam de Deus e, olhando para trás, tenho clareza que isso me ajudou a superar todos os desafios enfrentados. Durante a graduação me apaixonei pelo SUS e pela Saúde da Família. Decidi prestar Residência em Medicina de Família e Comunidade e tive a grande alegria de entrar na Universidade de São Paulo e retornar para minha terra natal.
Durante a residência confirmei que tinha feito a escolha certa e me desenvolvi para cuidar com excelência dos meus pacientes. Nessa época conheci o homem com quem decidi passar o resto da vida e neste mês completamos 9 anos de casados.
Após anos de trabalho no SUS decidi experimentar a saúde suplementar e há 5 anos atuo em um dos maiores hospitais da América Latina, Hospital Sírio-Libanês (HSL), cuidando da saúde dos colaboradores e de seus familiares.
Trabalhar no HSL é muito desafiador, pois precisamos atuar com excelência o tempo todo. Gosto de ter acesso a recursos para fazer o melhor pelos pacientes, ter uma equipe de alta capacidade técnica para dividir o paciente, ter oportunidade de desenvolvimento profissional, ter segurança e ser bem tratada. Ser uma médica negra em um hospital majoritariamente é outro desafio relevante e ao mesmo tempo uma bela forma de contestar o racismo estrutural que aflige nosso país.
Durante a pandemia pude cuidar dos pacientes de forma integral, me senti abençoada por ter acesso aos equipamentos de proteção individual. E com a alta necessidade de atendimento médico no país todo, comecei a
atender através da telemedicina, vindo daí meu consultório médico particular MEVS.
Hoje tenho me dedicado mais a divulgar meu trabalho nas redes sociais com objetivo de Motivar um Estilo de Vida Saudável (MEVS). Eu descobri que gosto mais de falar de saúde do que de doença, que gosto de promover qualidade de vida e relacionamentos saudáveis.
Vendo a limitação da medicina tradicional busquei mais conhecimento através da especialização em Cannabis Medicinal. E este ano decidi retornar para a sala de aula, através da Pós-Graduação em Medicina do Estilo de Vida no Hospital Albert Einstein e já estou aplicando conhecimentos no meu consultório.
Como médica de família tenho o prazer de dar atenção ao paciente, entender suas angústias, medos e dores, acompanhar o processo saúde-doença e propor tratamentos que façam sentido para a pessoa, dentro do que a ciência traz como evidência. Seguir com a pessoa ao longo de sua vida, tratar de outros membros de sua família, coordenar o cuidado dela no sistema de saúde, participar da prevenção de doenças e do diagnóstico precoce, trabalhar em equipe multiprofissional e atuar em diferentes ciclos de vida da pessoa são características singulares da minha área de atuação. Ser médica de família é viver a diversidade diariamente, é respeitar e valorizar o ser humano.
Dra. Ana Laura Batista da Silva
Formação:
Médica
Medicina do Estilo de Vida – MEVS
Hospital Albert Einstein
USP
Hospital Sírio Libanês
Médica de Família
Especialista em Cannabis Medicinal
CRM – SP 151001
Consulta Presencial e online
Consulta presencial MEVS
Rua: Dona Adma Jafet, 91, 4º Andar Bloco E, Bela Vista, São Paulo – SP.
Telefone: 11 91069-4633
Instagram: @draanalauramevs