O processo cicatricial é comum a todas as feridas, é sistêmico e dinâmico e está diretamente relacionado às condições gerais do organismo, consiste em perfeita e coordenada cascata de eventos celulares, moleculares e bioquímicos que interagem para que ocorra a reconstituição tecidual.
A lesão tecidual (ferida) é o estímulo inicial para o processo de cicatrização onde coloca elementos sanguíneos em contato com o colágeno e outras substâncias da matriz extra-celular, provocando degranulação de plaquetas e ativação das cascatas de coagulação e do complemento.
Ocasionando a liberação de vários mediadores vasoativos e quimiostáticos que conduzem o processo cicatricial mediante atração de células inflamatórias para a região da ferida A prática no cuidado ao paciente portador de ferida crônica é uma especialidade dentro da enfermagem, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBEND) e Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). A resolução do COFEN nº 0501/2015 regulamenta a competência da equipe de enfermagem no cuidado as feridas. De acordo com essa resolução cabe ao enfermeiro capacitado a avaliação e prescrição de coberturas para tratamento das feridas crônicas. A Estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. Suas áreas de atuação são o cuidado de pessoas com estomias, feridas e incontinência urinária e anal.
O Enfermeiro (a) Estomaterapeuta está apto para tratar os diversos tipos de feridas, das mais diferentes etiologias, tanto as feridas agudas como as crônicas, as feridas cirúrgicas, traumáticas, queimaduras, úlceras, úlceras neuropáticas (decorrentes do Diabetes e Hanseníase, por exemplo), lesão por pressão, lesão por fricção, dermatites associadas a incontinência e outras situações que podem produzir lesões de pele de outras naturezas e que demandam atenção específica e especializada e, possui um papel fundamental no que se refere ao cuidado holístico do paciente desempenhando um trabalho de extrema relevância no tratamento de feridas desde a observação de fatores locais, sistêmicos e externos que condicionam o surgimento da ferida ou interferem no processo de cicatrização, tem uma visão clínica onde relaciona alguns pontos importantes que influenciam neste processo, como o controle da patologia de base (hipertensão, diabetes mellitus, etc.), aspectos nutricionais, infecciosos, medicamentosos e, sobretudo, o rigor e a qualidade do cuidado educativo (orientações que o paciente deve seguir).
O Enfermeiro (a) Estomaterapeuta enfoca a importância da associação dos curativos que serão utilizados a partir da sistematização do tratamento e de acordo com os aspectos e evolução da ferida e as terapias adjuvantes indicadas no tratamento além de acompanhar a evolução das diversas etapas do tratamento da ferida, como também realiza um planejamento de tratamento adequado, através de métodos terapêuticos que poderão ser aplicados, com a finalidade de levar a cicatrização da ferida sem complicações, com a restauração das funções e prevenção das sequelas.
Ao realizar a avaliação da ferida, irá avaliar todo seu aspecto a fim de decidir qual o melhor tratamento a ser seguido. Alguns elementos devem ser avaliados e registrados para garantir um tratamento adequado, cada um dos itens a seguir devidamente registrados facilitam posteriormente a avaliação do profissional:
- Área de abrangência e extensão da lesão: onde está localizada a lesão através de medidas de largura e comprimento;
- Aspecto da área adjacente: a área que se estende ao redor da ferida (perilesional) onde observamos se está: integra, macerada, edemaciada, hiperemiada, ressecada, com presença de crostas, etc.;
- Aspecto da lesão: tipo de tecido predominante (viável, granulação, necrose de coagulação ou liquefação, necrose mista);
- Características do Exsudato: o tipo de exsudato, coloração, volume, purulento, sanguinolento, seroso ou serossanguinolento, além da presença ou não de odor;
- Dor: levando em consideração todos os aspectos relacionados a dor, tipo de dor apresentada (pontada, queimação, ardência ou latejante), tempo e intensidade, se cessa com uso de analgésicos e se vem acompanhada de sinais flogísticos, se melhora ao repouso;
- Infecção: identificar sinais clínicos de infecção: rubor, calor, edema, dor, a presença de exsudato purulento com odor;
- Evolução: a resposta do tratamento proposto e o detalhamento do aspecto da ferida.
Em modo geral a característica do tecido encontrado na ferida nos mostra a recuperação ou a piora da evolução, com potencial de impedir novo crescimento celular dificultando o processo de cicatrização. Alguns tecidos podem ser vitalizados, quando vascularizados apresentam-se de cor viva, clara, brilhante e sensível a dor. Muitas feridas podem apresentar tecidos mistos, devendo ser levado em consideração o tecido predominante no leito da lesão.
O Tratamento de feridas não é apenas realizar curativos. O processo exige conhecimento sobre anatomia, fisiologia da cicatrização, avaliação da lesão e anamnese geral do paciente para a escolha correta da cobertura (curativo), além técnicas coadjuvantes como por exemplo a laserterapia e a ozonioterapia e o profissional indicado para realizar esse tipo de tratamento é o Enfermeiro (a) Estomaterapeuta.
A Derme Saúde oferece serviço especializado em tratamento de feridas, utilizando protocolos bem delineados com formulários apropriados com informações do estado geral de saúde do paciente proporcionando evolução a resposta do tratamento proposto e possibilitando o detalhamento do aspecto da ferida, além de tratamento coadjuvante com laserterapia parar acelerar o processo cicatricial; e a Ozonioterapia que acelera o processo de cicatrização aumentando a oxigenação dos tecidos, as duas técnicas apresentam evidências cientificas contribuindo no processo de cicatrização de feridas; além de atendimentos em Podiatria Clínica com ênfase no tratamento de pacientes diabéticos focando na prevenção de risco de pé diabético.
Meu nome é Vivian Bezerra Di Gregório, sou enfermeira formada há 23 anos pela Universidade Católica de Santos, COREN 93640 ENF – SP e Enfermeira Estomaterapeuta Reg. Nº 66644.
Estou a frente da Derme Saúde desde outubro de 2020 oferecendo serviço de Enfermagem especializada em Avaliação e Tratamento de Lesões de Pele através de uma abordagem holística orientando o paciente e família até a completa cicatrização, utilizando as melhores práticas e conceitos internacionais e com as principais tecnologias para o tratamento de lesões de pele.
Dra. Vivian Bezerra Di Gregório
Formação:
Enfermeira Estomaterapeuta
Enfermagem Especializada em Avaliação e Tratamento de Lesões de Pele
Habilitada em Ozonioterapia
Capacitada em Laserterapia e Podiatria Clínica.
Atendimento Domiciliar em Santos e no Consultório:
Av Conselheiro Nebias, 703, cj 2102, Sabra Consultórios, Santos -SP.
Telefone: (13) 99632-4333
Instagram: @dermesaudeoficial
www.dermesaude.com.br