Nesse mês de Março a conscientização é voltada para a saúde da mulher e, o Março Lilás é sobre a conscientização de combate e prevenção do câncer de colo de útero e o amarelo nos remete a endometriose.
A endometriose é uma doença comum, não é maligna e não tem cura, mas tem controle. Acontece quando o endométrio – que é o tecido que forra a parede interna do útero – cresce em outras partes do organismo, principalmente no abdômen.
Um dos sintomas principais da doença é a cólica forte, mas também pode acontecer sangramentos excessivos e a presença de coágulos, principalmente em pacientes que tem adenomiose (endometriose que invadiu a musculatura uterina entre o miométrio e o endométrio).
A endometriose é tratada a partir de uma consulta com uma história clínica detalhada e cercada de exames, e o tratamento depende da extensão da doença e de como essa doença se manifesta no paciente.
Já o câncer de colo de útero é causado por uma infecção constante de alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é bem frequente e não leva a doença na maioria das vezes, mas, em alguns casos, acontecem algumas alterações celulares que podem acabar evoluindo para o câncer.
A campanha de prevenção desse tipo de câncer, com o março lilás, é sobre a maioria dos casos poderem ser evitados e, sua principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV – que está disponível no SUS para meninas e meninos de 9 aos 14 anos, pessoas transplantadas, pacientes oncológicos em uso de radioterapia e quimio, pessoas que vivem com HIV/Aids e vítimas de violência sexual–. A vacina pode prevenir 70% dos canceres de colo de útero e 90% de verrugas genitais. Também existe outra forma de prevenção da doença, diminuindo o risco de contágio pelo HPV, por vias sexuais, é o uso de preservativo durante as relações.
O câncer de colo de útero é o terceiro tipo que mais ocorre em mulheres, segundo o Inca e, se você é mulher e está lendo isso e não tem o costume de fazer o exame preventivo, que também é conhecido como Papanicolau e deve ser feito de maneira periódica após o inicio da vida sexual, marque uma consulta no seu médico de confiança e se cuide. Esse exame é capaz de identificar as alterações pré-cancerigenas precoces, que se tratadas são curáveis em quase todos os casos, evitando assim a evolução para um câncer.
Que tal você, mulher, tirar esse mês para se cuidar e se olhar com cuidado? Procure um médico da sua confiança e se cuide.