Iremos abordar alguns temas nesta coluna e o LASER é um deles, mas antes, farei aqui uma breve apresentação desta tecnologia para facilitar sua compreensão.
A palavra LASER é, na verdade, um acrômio que significa “Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação” traduzido do inglês Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.
A luz que emite é muito direcionada e consistente, em termos simples, podemos exemplificar: enquanto uma lanterna pode espalhar luz em muitas direções, o laser emite luz em uma linha reta, como um feixe concentrado.
Esta tecnologia é utilizada em diversas áreas, incluindo medicina, indústria e estética.
O comprimento de onda é o que irá diferenciar a função de cada Laser, bem como sua interação com os tecidos biológicos, pois sua atuação é muito ampla, podendo ser classificado também por sua potência, alta e baixa, com finalidades diferentes mesmo dentro de cada classificação.
Como exemplo do Laser de baixa potência, pode ser utilizado para controle de bactérias quando associado a um fotossensibilizador, assim como, ser utilizado como fotobiomodulador para o reparo tecidual, na redução da dor, na redução da inflamação local, entre outros.
No contexto da estética, uma área em evidência é a da despigmentação de tatuagem e micropigmentação (sobrancelha) com a utilização do Laser.
O que você já ouviu sobre o termo Despigmentação?
A despigmentação de tatuagem e micropigmentação, seja ela sobrancelha, delineado dos olhos e lábios à Laser é um procedimento inovador que utiliza a tecnologia para remover os pigmentos (tintas) indesejados da pele. Seja para corrigir uma tatuagem indesejada, que muitas vezes deixou de fazer sentido ou a pessoa se arrependeu, até para corrigir o formato das sobrancelhas, esse método oferece uma alternativa muito eficaz.
Neste caso o Laser utilizado é o de alta potência, normalmente é utilizamos o Laser com tecnologia Q-Switched ND: YAG para direcionar feixes de luz intensa nas áreas da pele onde há a pigmentação indesejada. Essa luz é absorvida pelos pigmentos, quebrando-os e fragmentando-os em pedaços menores e posteriormente, o corpo naturalmente vai eliminando essas partículas, ajudando na remoção e/ou clareamento da tatuagem e da micropigmentação das sobrancelhas, ou até mesmo na região das pálpebras superiores (delineado dos olhos) e nos lábios.
Esse processo é gradual, lento e geralmente requer mais de uma sessão para alcançar resultados satisfatórios, o resultado irá depender do tamanho, cores e profundidade da tatuagem. Em média de 6 a 10 sessões, podendo variar para mais ou para menos.
Quando se trata da despigmentação de sobrancelhas, por se tratar de uma camada mais superficial da pele, geralmente de 1 a 3 sessões trazem bons resultados, podendo variar para mais em alguns casos, porque também irá depender da cor e da profundidade que esse pigmento (tinta) foi implantado. Talvez necessitando além do Laser de alta potência entrar com técnicas associativas como microagulhamento e o Laser de baixa potência.
Retoques podem impactar em maior número de sessões, pois a carga pigmentar é maior.
É importante ressaltar que a despigmentação à Laser deve ser realizada por profissionais qualificados e que façam o uso somente de equipamentos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), garantindo a segurança do paciente, do profissional e a eficácia do tratamento.
Além disso, é fundamental seguir as orientações passadas tanto do pré quanto pós-tratamento para garantir uma recuperação tecidual adequada e otimizar os resultados desejados.
O espaçamento entre sessões também deve ser respeitado e ele se dá após análise e avaliação do profissional. Muitas vezes a ansiedade da cliente por resultados pode atrapalhar o tratamento, então, procure se informar antes de realizar qualquer procedimento.
E se tratando de despigmentação à Laser, a paciência é a chave para se ter melhores resultados.
Realizo Laser Day para Despigmentação de Tatuagem e Sobrancelhas mensalmente, caso tenha dúvidas, entre em contato e terei grande satisfação em te auxiliar.