Você sabia dessa campanha dupla no mês de dezembro? A conscientização do Câncer de pele com o dezembro laranja e o vermelho que traz a luta contra a AIDS.
A campanha de Dezembro Vermelho começou em 2017, com a lei 13.504/17 com a intenção de promover a assistência, prevenção, proteção e a promoção dos direitos humanos de pessoas portadoras de HIV/AIDS e as demais infecções sexualmente transmissíveis. E, é importante sabermos que o HIV não é o mesmo que AIDS, porque muito dos soropositivos vivem anos sem apresentar qualquer sintoma ou desenvolver a doença.
O vírus pode ser transmitido através de relações sexuais desprotegidas, compartilhar seringas contaminadas, até mesmo de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não se tem as medidas necessárias para prevenção. Diante disso, é muito importante a proteção em todas os momentos que podem ocorrer a transmissão e fazer o exame, que está disponível no SUS e num posto de saúde mais próximo de você.
O SUS oferece todos os métodos de prevenção disponíveis e, as pessoas diagnosticadas com HIV podem começar o tratamento com medicamentos no mesmo dia, quebrando a cadeia de transmissão e, podendo aumentar a expectativa de vida.
Dezembro Laranja traz a conscientização sobre o câncer de pele. Esse que já é mais conhecido da nossa rotina, já que estamos sempre ouvindo sobre ele quando chega o verão e as formas de prevenir.
O câncer de pele é uma doença que acontece por causa de um desenvolvimento anormal das células da nossa pele, se multiplicando de maneira repetida até que se forme um tumor maligno e, descoberto no início, o câncer de pele tem cura.
O sol é importante pra nossa saúde física e mental, mas assim como todo excesso, precisamos de cuidado. Quando estamos no sol, seus raios ultravioletas atingem nossa pele, e podem causar uma alteração das células, além do envelhecimento precoce, lesão no olho e o câncer de pele.
Como se prevenir você já deve ter ouvido por aí, mas é sempre bom o reforço. Evitar o sol das 10h às 16h, mas se não tem como ser evitado então que a proteção seja redobrada nesse horário, usando mais vezes o protetor solar (na parte do corpo exposta e rosto), além do uso de chapéu, boné, óculos de sol e até mesmo uma sombrinha. E se você trabalha ao ar livre, sempre que possível busque utilizar as proteções necessárias e buscar uma sombra sempre que der.
O mês de Dezembro é importante para essas conscientizações que, apesar de parecerem repetitivas é necessário sempre relembrarmos e buscar saber mais. Chamando atenção para um diagnóstico precoce, prevenção e tratamento das duas doenças. Com o HIV, um vírus transmitido sexualmente que afeta o sistema imunológico, mas que tratado de modo adequado impede o desenvolvimento da AIDS; e, com o Câncer de pele que, descoberto no início, tem cura.
Que a gente não se esqueça de lembrar das maneiras de cuidado e prevenção e, que possamos acolher quem está do nosso lado com algum diagnóstico. Que nesse verão, a proteção e prevenção não saiam de moda!
Fontes:
https://revistaferidas.congressonursing.com.br/index.php/revistaferidas/021057
INCA – antigo.inca.gov.br
Imagem: https://www.hospfar.com.br/nosso-blog/dezembro-o-mes-vermelho-e-laranja-para-a-conscientizacao-do-cancer-de-pele-e-prevencao-ao-hiv-e-a-aids/