Publicidade
Ads
Ads

Depilação ou Epilação? – Rosimeri Silva

No que se refere a pode -se observar que está é feita provisória ou definitiva, dos pelos do corpo. Esse procedimento pode ser feito por motivos de vaidade, higiene ou conforto. Diversos métodos de remoção dos pelos estão disponíveis hoje no mercado de , mas antes de realizar o procedimento é preciso levar em consideração os diferentes tipos de pele, quantidade de pelos e nível de sensibilidade. Além disso, antes da depilação, é essencial tomar alguns cuidados com a pele. São eles: fazer leve esfoliação e mantê-la hidratada. Esses cuidados facilitam a remoção dos pelos e reduzem os danos causados pelos procedimentos depilatórios.

Os principais métodos de depilação são:

– Lâmina:
Prático, rápido e acessível, retira somente a parte superficial dos pelos e por isso eles voltam a crescer entre dois e três dias após o corte. Não causa , mas pode gerar alergias e irritações.

– Creme depilatório:
Indolor e de fácil aplicação, quando espalhado sobre a pele, o creme destrói a queratina dos pelos que podem ser retirados depois de alguns minutos com uma esponja ou espátula.

Os métodos mais comuns são o de luz intensa pulsada e . O primeiro consiste na aplicação de um feixe concentrado de luz na área a ser depilada.

O calor da aplicação se concentra no bulbo, o que faz o pelo cair depois de alguns dias. É mais eficiente para pessoas com pele clara e pelos finos. A legislação brasileira permite as aplicações sejam feitas em clínicas franqueadas com a supervisão de um médico dermatologista. Pessoas com tatuagens, , problemas cutâneos, gestantes e outros grupos de riscos devem evitar o tratamento.

A depilação a laser pode eliminar até 80% dos pelos definitivamente, mas é preciso realizar entre 8 a 10 sessões com, no mínimo, 15 dias de intervalo. É um procedimento caro, doloroso e que não deve ser feito em peles de tons escuros. A exposição à luz solar também deve ser evitada durante o tratamento. Ao contrário da luz intensa pulsada, o procedimento de aplicação só pode ser feito por médicos dermatologistas.

Já a por sua vez é a remoção dos pelos pela raiz, ou seja, a extração acontece completamente, envolvendo a parte que fica sob a pele, como o bulbo piloso.

Para remover os pelos, são usados processos e aparelhos diferentes, incluindo pinça, cera, laser, luz pulsada, aparelhos elétricos para remover os pelos, eletrólise e outros.

Para entender melhor os procedimentos, é importante saber que pelos apresentam três fases de crescimento: a anágena, a catágena e a telógena. Na primeira, o pelo não está comprido o suficiente para ser removido com cera, mas é a fase mais adequada para usar o laser ou a luz pulsada.

Na fase catágena, o pelo encerrou seu ciclo de crescimento, sendo o momento mais apropriado para usar a cera. Finalmente, na última fase, a telógena, o pelo se soltou de sua base, e um novo fio está se desenvolvendo, empurrando o pelo que já está solto e fragilizado. É uma fase em que o procedimento é menos doloroso, mas a duração do resultado também é menor.

Epilação com cera
A epilação com cera (morna/quente) remove os pelos por meio de uma técnica que pode ser feita em casa ou em clínicas especializadas. Os resultados duram por cerca de 20 dias. O período de duração é satisfatório e os custos são acessíveis. O procedimento pode ser realizado em regiões mais extensas e também menores. É comum que seja feito nos braços, nas pernas, nas axilas, no rosto e na virilha.

Aplicar cera para remoção de pelos exige alguma prática, especialmente se ela for usada quente. Isso porque a temperatura precisa estar controlada (nem muito quente, nem fria), e são necessários aparelhos específicos. Já a cera fria é bem mais fácil de ser usada em casa. Folhas depilatórias já vêm prontas para uso, o que significa praticidade, além do bom tempo de duração. ( Mais indicada para ).

Um ponto a ser lembrado é que, para nova remoção, é necessário esperar que os pelos cresçam minimamente, até ser possível a adesão da cera para retirá-los.

Epilação à Laser
O procedimento a laser se efetiva por meio de vários disparos na região em que se pretende remover os pelos. O pelo é atraído pela luz, que capta a melanina existente no folículo, retarda o crescimento dele e dificulta o nascimento de novos pelos.

É importante realizar sessões de manutenção por causa da regeneração do folículo capilar, que fará com que nasçam novos pelos. Esse método custa caro, sendo, portanto, menos acessível. Além disso, requer mais de uma sessão, geralmente cerca de 10 sessões. A área que será tratada influencia na quantidade de sessões. Em alguns casos, a pele pode ficar avermelhada por causa da aplicação do laser, mas é passageiro.

Quais são as vantagens da epilação? Como todo procedimento, a epilação tem vantagens e desvantagens. Veja as vantagens gerais abaixo:

– retirada dos pelos desde a raiz, o que retarda o desenvolvimento dos pelos;

– aspecto de pele lisa permanece por um período maior, já que os pelos demoram mais a crescer;

– pelos crescem menos espessos, diferentemente do que ocorre quando se faz depilação;

– manutenção é menos frequente;

– redução das possibilidades de aparecerem manchas na pele devido à remoção dos pelos.

Quais são as desvantagens? Quando fazemos a comparação depilação x epilação, há algumas desvantagens da epilação. Veja abaixo:

– o processo pode ser doloroso para as pessoas com pele mais sensível;

– a curto prazo, os custos podem ser mais altos;

– certas pessoas podem ser alérgicos à epilação feita com cera.

Agora que você já sabe o que é epilação, o que acha melhor: epilação ou depilação? Não existem critérios para dizer que um procedimento supera o outro. Isso vai de cada um, a depender dos objetivos, da rotina, do tipo de pele, entre outros fatores.

Independentemente de qual for sua opção, o importante é usar produtos de qualidade, confiáveis, e manter a pele hidratada sempre, pois é uma forma de evitar irritações e foliculite.

Outro ponto importante quando se fala em depilação é saber diferenciar o que é verdade daquilo que é fake. Há muitas informações duvidosas sobre o tema na internet, e elas são espalhadas de boca em boca. Para não ter dúvidas, leia agora mesmo sobre os principais mitos e verdades sobre depilação!

Epilação X mitos e Fakes:

– Flacidez;
– Escurecimento da pele ;
– Espessamento dos fios;
– Foliculite;
– Sensibilidade;
– Lesão a pele;
– Etc.

Epilação X Benefícios:

– Pele lisinha;
Macia e suave ao toque;

– Visibilidade da musculatura;
Percepção de clareamento da pele;

– Pelos com diâmetro menor;
Diminuição da quantidade de pelos;

– Pele livre de irritações ( Coceiras e Foliculite );

– Toda e qualquer pessoa com pele integra pode epilar;

e higiene;

– Entre tantos outros benefícios.

Eu me chamo Rosimeri Santos Silva, sou conhecida por Rose Silva, tenho 34 anos, sou cristã, mãe de duas princesas.

No meu perfil do Instagram, ensino e dou dicas de epilação, cuidados com a pele no pré e pós epilatório.

Ajudo pessoas a livrar-se dos pelinhos indesejados e melhorar autoestima.

Meu foco é direcionar melhor o cuidado com aquela pessoa que merece todo carinho, e …” VOCÊ”!!!

Alguns trechos da matéria foram extraídos do site: https://veet.com.br. Porém, complementei com os meus conhecimentos e com a minha experiência profissional.

Rosimeri Santos Silva.

Formação:
 
Epiladora profissional com especialização em adolescentes e pré-adolescentes. 
 
Sou Embaixadora Cerapura do Estado de Pernambuco. 
 
Mentora do Curso de Epilação profissional. 
 
Massoterapeuta
 
Técnica em Furo humanizado e Body Piercer
 
Endereço: Praça Comendador José Didier, 127, 1º andar, Hotel Independente, centro, Pesqueira – PE. 
 
Telefone: (87) 99132-0334
 
Instagram: @rosesilvaepilacaoprofissional
 
 

Redação Lume

Somos a redação da Lume, buscamos em sites relacionados com Saúde, Beleza, Estética e Bem-estar informações relevantes no mundo para você.Se quiser publicar a sua matéria em nosso portal envie e-mail para redacao@lumesaudeebeleza.com.br

Todos os posts

Posts Relacionados

  • All Post
  • Beleza
  • Bem estar
  • Convidados
  • Editorial
  • Entrevistas
  • Estética
  • Notícias
  • Saúde
Fonte Freepik

8 de março de 2024/

Dia Internacional da Mulher – Nossa homenagem será durante todo o mês de março O Dia…

Publicidade
Ads
Ads

Nota: A informação online é valiosa, mas não substitui a consulta médica. Websites oferecem conhecimentos gerais, porém, cada pessoa é única. A avaliação profissional personalizada é crucial para diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Autodiagnóstico e automedicação apresentam riscos. Médicos atualizam constantemente seu conhecimento. Consultas regulares são essenciais para detectar precocemente problemas de saúde. Use a internet como complemento educacional, mas confie no profissional de saúde para decisões informadas sobre seu bem-estar.

© 2024 Lume Saúde e Beleza | Todos os direitos reservados | CNPJ: 52.292.734/0001-95

Criado por www.digitalpathx.com.br

Categorias

Tags