A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Desta forma, todos os procedimentos que melhoram a autoestima e a autoconfiança do indivíduo contribuem na promoção de sua saúde, assim como procedimentos estéticos faciais.
A estética facial, continuará a evoluir com notáveis avanços tecnológicos. A integração de inteligência artificial na análise facial, o aprimoramento em técnicas minimamente invasivas e o uso da biofotônica, estarão no centro das inovações. Além disso, a realidade aumentada pode desempenhar um papel na simulação dos resultados antes dos procedimentos, levando a uma previsão e precisão de resultados.
A individualização dos procedimentos para atender às necessidades únicas de cada paciente ganhará destaque, promovendo resultados mais naturais e satisfatórios. Tais procedimentos visam corrigir assimetrias, melhorando as proporções, suavizando linhas de expressão, estimulando colágeno, restaurando o volume, com efeito positivo no gerenciamento do envelhecimento facial.
Outro grande avanço na àrea, é o uso da biofotônica, que refere-se à aplicação de tecnologias baseadas em luz para os tratamentos estéticos. Essa tecnologia proporcionará um maior benefício na aparência, saúde da pele e do rosto como um todo, com efeitos positivos.
A pesquisa contínua em biomateriais e técnicas inovadoras levará a produtos mais seguros e eficazes. E a associação desses biomateriais com as luzes, otimizará os processos e estímulos de forma muito ativa.
Além disso, a prática baseada em evidências também faz parte desse avanço, favorecendo a tomada de decisões clínicas seguras, proporcionando tratamentos difundidos através de estudos científicos robustos, que respaldam sua eficácia.
A colaboração interdisciplinar entre profissionais de saúde, pode se intensificar para abordagens holísticas, integradas e baseadas em ciência. No entanto, é crucial acompanhar o desenvolvimento ético e regulatório para garantir que a àrea da estética continue a beneficiar os pacientes de maneira segura e eficaz.
As tendências e avanços na estética facial enfatizam uma abordagem mais natural, individualizada e baseada em ciência, impactando positivamente as interações pessoais e profissionais, consequentemente aumentando a autoestima do indivíduo. Esse é o Futuro!
Créditos: Imagem de Freepick