Oi, prazer! Eu sou a Mayara, psicóloga e colunista do Portal Lume Saúde e Beleza sobre saúde mental e paliativismo. Sou psicóloga clínica há pouco tempo e me especializo em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor. Meus atendimentos são feitos pela abordagem fenomenológica-existencial, nunca ouviu falar? Tudo bem, eu te explico o que esse nomão é.
A psicoterapia na fenomenologia entende que cada pessoa tem uma existência única, que está sempre em movimento e mudança. Nessa abordagem, além da atenção ao paciente também é dada atenção a suas experiências, como suas vivências e percepções pessoais e a maneira de construir a sua experiência de si mesma/o e de mundo. A psicoterapia existencial tem a intenção de entender o paciente que se mostra diante de seus modos de entender o mundo e a si mesma/o, buscando sentidos e caminhos para a sua existência baseado em seus afetos e suas experiências.
“Somos todos lançados nesse processo que é a existência, pois recebemos a vida à revelia de qualquer decisão própria. Podemos decidir sobre possibilidades de rumos diferentes que queiramos seguir, mas há uma coisa que vale para todos nós: enquanto existimos, estamos destinados ao próprio desenvolvimento, habitando o sentido ao qual nos dedicamos na efetivação da nossa liberdade, radicada na verdade que liberta e que nós procuramos. Às vezes, perdemos esse sentido e então temos, na terapia, pela via da poiesis, uma forma de reencontrá-lo.” (Pompeia, 2004)
Pompeia, ao falar da terapia via poiesis, se refere à um levar à luz, como desocultar algo, trazendo uma linguagem poética para a terapia. Essa linguagem busca o paciente em seu espaço de liberdade.
E aí, vamos trazer luz a questões de nossa vivência?
Para me encontrar, você pode me seguir no instagram: @psi.macamargo ou, se preferir, pode me chamar no whatsapp também (12)99789-7383